Formigas
FaceBook  Twitter  

As Formigas pertencem à ordem Hymenoptera, o mesmo grupo das vespas e das abelhas. As formigas são insectos sociais que vivem juntos em colónias.

Todas as espécies se agrupam em uma única família chamada de família Formicida. Mesmo assim, as diferenças entre as diversas espécies são acentuadas, variando desde a formiga comum até as rurais especializadas em cortar folhas e outras partes vegetais para garantir a própria sobrevivência.

As colónias são de porte médio a grande, com muitas rainhas. Novas colónias são provavelmente formadas pela migração de uma ou mais rainhas acompanhadas por um número de operárias. Estas possuem o hábito de se movimentar em fileiras perfeitas. São importantes pragas domésticas, pois consomem vários tipos de alimento, tendo preferência por substâncias adocicadas, como açúcar, bolos e outros.

Os problemas trazidos por formigas podem variar do simples incomodo a picadas e até mesmo a infecções hospitalares. Segundo pesquisadores, há entre 20 e 30 espécies de formigas que vivem em estreito contacto com o homem. Entre as mais importantes temos a Formiga Argentina (Linepithema Humile); a Formiga-Faraó (Monomorium pharaonis); Formiga de Jardim (lasius Niger).

 

FORMIGA DE JARDIM ( Lasius Niger )

A formiga negra é um insecto himenóptero de 3mm, que faz ninho nos exteriores ( às vezes por baixo dos edifícios ) e costumam deslocar-se para irem buscar alimentos no interior .As ninfas podem encontrar-se no solo, em forma de montículos debaixo das lousas dos jardins .

Estes insectos vivem em colónias, mas nele existe uma fêmea fértil, a rainha, que é fecundada pelos machos e põe os ovos.

Período de incubação dos ovos ------------ 3 a 4 semanas

Duração da fase de larva ------------ 2 a 3 semanas

Tempo total ovo-adulto ------------ 8 a 12 semanas

O cuidado a ter com as crias juvenis está a cargo das fêmeas estéreis ( obreiras ) que estão encarregues de procurar e transportar os alimentos para o ninho.

Uma característica especial deste tipo de formigas é a transformação, no final do verão, em voadoras, que podem penetrar em locais muito incómodos ; isto deve-se a que machos e fêmeas realizam um voo nupcial antes do acasalamento depois da fecundação constroem um novo formigueiro .

As formigas negras alimentam-se preferencialmente de coisas doces, proteínas, gorduras e também de pequenas moscas e de outros insectos similares .

O seu sentido de olfacto está bem desenvolvido e faz com que sigam rotas determinadas à procura de comida, chegando a infestar vivendas e outros locais.

O controlo deste tipo de insectos é de particular importância nas industrias de fabricação e manipulação de alimentos e bebidas .

FORMIGA FARAÓ (Monomorium Pharaonis)

A formiga faraó chegou a representar um grave problema em muitos países do mundo .

Este parasita diminuto pode permanecer activo durante todo o ano nos edifícios, infestando hotéis, hospitais, laboratórios, lojas de alimentação, etc...

As infestações podem ser enormes, com múltiplas colónias no mesmo edifício .

 


FORMIGA ARGENTINA (Linepithema Humile)

Descrição e Biologia

É de pequeno tamanho, sem castas, isto é, as obreiras não têm diferenciação morfológica, são todas iguais. Os machos são um pouco maiores que as obreiras e de cor escura. As Fêmeas (rainhas) têm o abdómen mais volumoso e são de cor mais escura que as obreiras. Esta espécie não constrói ninhos e raras vezes anda isolada. De verão qualquer abrigo lhe serve, debaixo das pedras, no colo das árvores, no sopé dos muros, etc...

No Inverno refugia-se em lugares abrigados, pilhas de estrume, nas paredes das casas, nos currais e estábulos, etc. Ao contrário do que acontece com outras espécies, a formiga argentina recebe sempre bem nos seus abrigos, não só os indivíduos isolados, como colónias inteiras que procuram o mesmo tipo de refúgio. É assim que durante o Inverno, em certos locais se formam enormes formigueiros, devido á reunião de diversas colónias que andavam dispersas. A Formiga Argentina tem uma grande avidez pelas substancias animais e vegetais liquidas, pela secreção açucarada dos Afidios e Cochonilhas (melada) e os sucos dos frutos. A Humidade é indispensável à vida desta formiga, por isso ela pulula nas hortas, pomares, estábulos, etc...

Quase todo o ano estabelecem entre o local onde colhem os alimentos e os abrigos, longas filas de obreiras, com um intenso vaivém, ás vezes com muitas dezenas de metros, atravessando muros e caminhos. As obreiras cuidam da criação que alimentam por regurgitação. Do mesmo modo são alimentados os machos, fêmeas e obreiras. No verão termina a evolução dos sexuados que são alados. A enxameação dá-se pelas tardes nos dias quentes, os machos e as fêmeas sobem aos arbustos e muros e de lá lançam-se num curto voo. As Fêmeas são fecundadas e perdem as asas, procuram um abrigo onde se acomodam muito sumariamente. Põem cerca de 30 ovos por dia. Os Primeiros ovos servem de alimentação ás fêmeas. Dos ovos saem larvas, com uma evolução rápida. Em breve aparecem as primeiras obreiras e estão constituídas assim novas colónias. A formiga argentina é considerada uma praga importuna e prejudicial tanto no campo como nas casas. Os formigueiros em volta das plantas escavam galerias que isolam as raízes e que as faz secar. Pela avidez que têm pelos sucos açucarados a formiga argentina é a maior propagadora de muitas cochonilhas e afídios.

Tratamento

O Sistema de tratamento a utilizar varia consoante a área e o local a tratar. Os produtos a utilizar estão devidamente homologados pela Direcção Geral da Saúde. Facultamos a todos os nossos clientes, caso nos seja solicitado, as respectivas autorizações da D. G. Saúde, bem como as fichas técnicas dos produtos utilizados. A EDD Serviços tem á sua disposição, para o combate a insectos voadores uma gama alargada de produtos com elevado grau de eficácia

pragas

Porque ser um cliente EDD?

O nosso compromisso é a satisfação plena dos nossos clientes. Estudamos, conhecemos e dedicamos ao que fazemos, proporcionando aos nossos clientes a garantia dos serviços prestados.
O nosso objetivo é compreender e solucionar problemas específicos de pragas urbanas nocivas. Para isso, dispomos de programas eficazes de controlo, combate e prevenção de pragas, garantindo resultados plenamente satisfatórios. A aposta na antecipação de possíveis problemas é uma das nossas características marcantes, e por isso, acreditamos que a nossa filosofia de trabalho vai de encontro ao perfil das suas necessidades.

OS NOSSOS CLIENTES / PARCEIROS

Peça uma inspeção

Inspecao

A NOSSA MISSÅO

Somos uma empresa voltada para o mercado de combate, controle e prevenção de pragas, comprometido com o desenvolvimento e apoio aos nossos clientes, objetivando o seu crescimento com ética e responsabilidade ecológica e social.

SOLICITAR SERVIÇOS

Se pretende solicitar um dos nossos serviços, poderá contactar-nos através dos meios abaixo indicados. Um dos nossos técnicos deslocar-se-á ao local assinalado pelo cliente, após observação direta, é realizado um orçamento onde se encontra descrito a causa do problema, o tipo de tratamento bem como os produtos mais adequados para solucionar o problema e o custo do serviço.
 Aceitamos requisições ou pedidos de orçamento sem qualquer compromisso. Solicitar Serviços

S5 Box

Login

Register